Cinomose Canina – Conheça a doença e proteja a saúde do seu cão
Todo tutor que se preocupa com a saúde do pet procura se manter informado e não tem como falar de
Ao contrário do que dizem as histórias infantis, os gatinhos não têm sete vidas. E é exatamente por isso que precisamos cuidar muito bem da saúde deles, a começar pela vacinação!
As vacinas são as principais formas de prevenção para as doenças virais, que seu bichano pode contrair, e é importante que eles estejam prevenidos desde filhotes até a velhice. Existem várias vacinas felinas para os mais diversos males, mas o objetivo aqui é que você conheça as vacinas prioritárias para o seu gato.
A começar por elas: as Vacinas Polivalentes (ou Múltiplas). Felizmente para os pets as vacinas prioritárias vêm em um “kit”, isto é, uma vacina pode prevenir várias doenças de uma só vez. Para os felinos as mais conhecidas são as Vacinas Tríplice (V3), Quádrupla (V4) e Quíntupla (V5).
Para ficar mais fácil de entender as siglas V3, V4 e V5 denominam quantas doenças cada vacina consegue prevenir:
A Rinotraqueíte e Calicivirose são doenças respiratórias; a Panleucopenia Felina afeta o sistema digestivo e células sanguíneas; a Clamídia é uma doença infecciosa que causa conjuntivite e pode afetar os seres humanos; e, por fim, a Leucemia Felina (FelV) é uma doença autoimune que compromete o sistema imunológico causando uma série de problemas de saúde nos felinos.
Sabendo de tudo isso, seria melhor apostar direto na V5 para uma imunização completa? Não necessariamente.
A prevenção da FelV, por exemplo, só é indicada para os bichanos que correm risco de contrair a doença. Gatos com FelV podem transmitir a doença para outros através do banho de língua, contato com fezes e urina ou mesmo de mãe para filhotes no momento do parto. Assim, a V5 seria mais indicada para gatos que possam ter contato com a FelV de algum modo.
O mesmo vale para a V3 e V4: o veterinário deve avaliar o pet e indicar qual a melhor opção de prevenção baseada no perfil e no estilo de vida do pet. Então não precisa se preocupar em escolher a melhor vacina, o profissional é quem fará a indicação adequada.
Mas, espera lá! Ainda falta uma última na conta…
A antirrábica é uma vacina a parte e primordial para a prevenção da Raiva, uma doença que afeta o sistema nervoso central de mamíferos sendo altamente transmissível entre animais e humanos. Por se tratar de uma zoonose, a Antirrábica pode ser oferecida e administrada tanto por clínicas veterinárias particulares quanto por serviços de saúde pet municipais que ocorrem anualmente.
Agora que você já conhece as vacinas prioritárias para seu gato, vamos ao cronograma de vacinação.
É possível cumprir as doses primárias depois de adulto – caso ele nunca tenha sido vacinado –, mas para uma prevenção mais completa o ideal é que seu gatinho seja imunizado desde filhote, recebendo as Vacinas Polivalentes em três doses dos 2 aos 4 meses de vida e a Antirrábica logo em seguida:
Lembrando que todas as vacinas devem ter doses de reforço anuais para manter o sistema imune sempre ativo e os bichanos o mais protegidos possível.
Aqui na ProntoVet trabalhamos com as vacinas mais atualizadas e recomendadas pelo Protocolo Mundial de Cães e Gatos e todas oferecem o selo de Garantia de Proteção. Assim, caso o animal fique doente mesmo imunizado, o laboratório se responsabiliza pelos custos das vacinas.
Não se esqueça de atualizar a carteirinha de vacinas prioritárias do seu gato esse ano e cuidar bem do seu bichano.
Todo tutor que se preocupa com a saúde do pet procura se manter informado e não tem como falar de
Todo mundo conhece o protocolo básico ao adotar um filhote: fazer compras no petshop e inaugurar a carteirinha de vacinação.
Às vezes subestimada, às vezes uma grande preocupação, a tosse canina pode ter vários diagnósticos. Nem sempre representa um problema
Quer agendar um horário para o seu pet?
Entre em contato conosco!