Castração de pets: na dúvida se deve castrar seu animal? Entenda como funciona

Você sabia que o Brasil ocupa a posição de terceira população com o maior número de pets do mundo? De acordo com a OMS, a marca alcança seus 140 milhões, além de cães e gatos abandonados, uma marca que ultrapassa os 30 milhões.

A castração nada mais é que uma medida importante para atuar no controle populacional de cães e gatos. Mas será que esse é o único objetivo da castração? Ou existem outros benefícios proporcionados pela cirurgia?

A verdade é que tal procedimento oferece diversos benefícios para a saúde e comportamento dos bichanos, como tumores de testículo, mamários, redução no estresse, entre outros. Se você está considerando castrar seu pet e não sabe se é a melhor decisão para sua qualidade de vida, continue lendo este post e entenda tudo sobre como funciona a castração!

Vamos conferir como funciona o procedimento e analisar se essa é a melhor opção para os bichinhos que tanto amamos?

Castração: como é o procedimento?

A técnica mais conhecida e praticada de castração dura aproximadamente 30 minutos. Durante o procedimento, as gônadas dos animais são retiradas: ponto onde as células produtoras de hormônios sexuais habitam. Depois da retirada, a produção de hormônios em tais regiões é consequentemente interrompida.

Mas afinal, a castração de fêmeas é muito diferente do procedimento realizado nos machos? A resposta é sim: a cirurgia nos machos, seja cão ou gato, ocorre de maneira menos invasiva!

Para castrar um macho, é necessário operar a retirada dos testículos, gerando uma drástica redução nos níveis de testosterona. Para as fêmeas o procedimento é levemente mais complexo, já que é preciso realizar uma incisão no abdômen para remover o útero e os ovários. Como resultado, a castração nas fêmeas provoca uma redução na produção de estrógeno e progesterona…

Se você é um tutor curioso e preocupado, deve estar se perguntando quais são os verdadeiros benefícios da castração! Vamos descobrir?

Benefícios da castração

Você sabia que os benefícios da castração não se resumem apenas ao controle de gestações inesperadas?

Médicos veterinários do mundo todo concordam que as vantagens são claras para a saúde do animal. Veja a seguir alguns dos principais benefícios da castração:

1. Diminui o risco de tumores e câncer

Como vimos anteriormente, a cirurgia da castração conta com a retirada das gônadas. Isso significa que, além dos óvulos e espermatozoides, hormônios reprodutivos não serão sintetizados após o procedimento.

Consequentemente, tumores e cânceres (especialmente os mamários) passam por uma expressiva redução de risco, já que estão diretamente conectados à produção desses hormônios.

2. Comportamento mais pacífico

Tutores que optaram por realizar a castração em seus pets, notam que, após a cirurgia, o comportamento dos animais aparenta mudanças!

Seu pet costuma sair pela vizinhança e arranjar briga com outros animais? Seu gato aparece em casa machucado após uma briga noturna por território? Talvez o seu cão sempre dê um jeito de fugir para socializar e, por isso, enfrenta grandes riscos, como possíveis atropelamentos.

Se esses cenários acontecem com frequência, a castração é uma opção altamente recomendada. Isso porque os animais se tornam mais pacíficos e caseiros, evitando os perigos das ruas e maus tratos.

Nós não queremos que nada de mau aconteça com nossos peludos, não é verdade?

3. Reduz o risco de doenças transmissíveis

Se o seu cão costuma ir às ruas e socializar com outros animais, existe uma grande chance de ele ser infectado por uma doença transmissível.

Muitos tutores não estão cientes do perigo e acreditam que, se os seus gatos voltaram machucados e cheios de arranhões, nada se passou de uma briga de felinos. Mas a realidade pode ser muito mais delicada que isso! Um exemplo popular é o vírus da leucemia felina, em que a transmissão acontece normalmente após mordidas e arranhões. Essa doença gera consequências graves à saúde do animal, podendo ser fatal.

Em relação aos cães, o Tumor Venéreo Transmissível é uma triste realidade. Essa doença pode ser adquirida pela cópula ou cruzamento; seu tratamento envolve uma série de quimioterapia que pode durar meses e levar à morte.

Ambas as doenças podem ser evitadas com a castração, reduzindo os instintos agressivos e reprodutores do bichano, de modo que ele tenha uma vida mais tranquila e segura.

A castração e a expectativa de vida

Especialistas de todo o mundo concordam que a castração, para além do controle populacional dos animais, é um caminho seguro para os tutores que desejam ser acompanhados pelos seus pets por muitos anos!

Sim, a castração contribui para a expectativa de vida dos bichanos. Se você deseja evitar doenças e comportamento agressivo do seu animal, esse é um caminho que você deve considerar com seriedade.

Continue amando seu pet e estudando maneiras de tornar a vida dele mais saudável e feliz!

Veja outros artigos:

Quer agendar um horário para o seu pet?

Entre em contato conosco!