Cinomose Canina – Conheça a doença e proteja a saúde do seu cão
Todo tutor que se preocupa com a saúde do pet procura se manter informado e não tem como falar de
Às vezes subestimada, às vezes uma grande preocupação, a tosse canina pode ter vários diagnósticos. Nem sempre representa um problema grave, mas é sempre bom que o tutor saiba identificar uma tosse e esteja atento aos problemas de saúde do seu pet.
Vamos falar sobre o que pode ser a tosse canina e como resolvê-las. Mas antes de mencionar os cuidados é preciso entender que…
A tosse é um reflexo natural do corpo à presença de algum organismo estranho (ou sensação parecida). Da mesma forma que podemos tossir porque a comida desceu pelo buraco errado ou porque estamos doentes, com os cães é a mesma coisa! A tosse canina pode estar associada a problemas que você nem imagina como:
Insuficiências cardíacas nos pets podem provocar edemas pulmonares (acúmulo de fluídos nos pulmões), sendo a tosse um mecanismo de expulsão dos fluidos. Também há doenças, como a Doença Valvar Degenerativa Mitral e Cardiomiopatia Dilatada, que fazem o coração sofrer um leve inchaço, suficiente para comprimir os brônquios entre os batimentos. Como os brônquios são muito sensíveis à compressão do coração, o corpo reage como se algo estranho estivesse incomodando os pulmões – daí vem a tosse.
Podendo ter origem alérgica ou infecciosa, as Bronquite Crônica, Pneumonia e demais doenças pulmonares provocam irritação nas vias aéreas e brônquios e acúmulo de muco que ocasiona um quadro de tosse insistente. Cães idosos também são mais propensos a tosses, pois seu sistema respiratório tem menor desempenho por conta da idade.
As Cinomose e Tosse dos Canis (Gripe Canina) também podem desencadear riscos pulmonares e tosses. E, como já mencionamos em outros artigos, são altamente infecciosas e requerem prevenção através das vacinas múltiplas!
Esse é um diagnóstico menos óbvio para os tutores, mas abcessos nas raízes do dente – molares principalmente – podem perfurar a lâmina óssea que divide o alvéolo dentário na cavidade nasal. O contato do abcesso infeccionado com o abscesso nasal pode provocar tosses por rinite bacteriana.
E não podemos desconsiderar a tosse de engasgo. Essa normalmente presente em pets que comem rápido demais ou engolem pequenos objetos. Apesar de não ser uma doença, o engasgo pode, sim, ser grave!
Dependendo da causa as tosses podem apresentar características distintas: existem as tosses secas, mais associadas a doenças contagiosas e sazonais; as com muco, ligadas a problemas pulmonares; e aquelas com som rouco de “ganso”, que são relacionadas a outros quadros específicos.
Mas como descobrir se é uma tosse de doença ou de engasgo?
Tosses provocadas por problemas de saúde costumam ser recorrentes e podem estar vinculadas a outros sintomas como febre, secreções nasais, fadiga ou condições como idade e raça. Já as tosses de engasgo se apresentam de forma muito caricata:
O animal engasgado apresenta, além da tosse, mímica de vômito, salivação, agitação, boca aberta e resmungos. Tudo isso são sinais voluntários e involuntários para expulsar o objeto ou alimento que possa estar entalado e causando asfixia. E é importante ficar atento aos sinais, mesmo que o pet não pareça desesperado. O pet muitas vezes pode “disfarçar” o engasgo com apatia e falta de apetite, mas as tosses não deixam mentir.
Agora que você já entendeu melhor sobre as tosses caninas vem a parte mais relevante: como resolver!
Para aquelas relacionadas ao engasgo, é possível fazer os socorros com o seguinte protocolo:
Já para as suspeitas de doenças ou demais condições de saúde é importante buscar uma clínica veterinária para fazer o diagnóstico e o tratamento adequado. Lembrando que os checkups periódicos e vacinação são importantes para prevenir doenças infecciosas!
Para saber mais sobre saúde canina confira os demais conteúdos do blog e siga as redes sociais!
Todo tutor que se preocupa com a saúde do pet procura se manter informado e não tem como falar de
Todo mundo conhece o protocolo básico ao adotar um filhote: fazer compras no petshop e inaugurar a carteirinha de vacinação.
Às vezes subestimada, às vezes uma grande preocupação, a tosse canina pode ter vários diagnósticos. Nem sempre representa um problema
Quer agendar um horário para o seu pet?
Entre em contato conosco!