Cinomose Canina – Conheça a doença e proteja a saúde do seu cão
Todo tutor que se preocupa com a saúde do pet procura se manter informado e não tem como falar de
Apesar de estar presente em gatinhos de todos os lugares, as bolas de pelo são bem pouco conhecidas. Não por sua fama, afinal todo mundo já ouviu falar delas…, mas poucos sabem como elas surgem e se são perigosas para os bichanos.
Para alguns tutores elas são quase uma condição natural dos gatos; para outros, são vilãs silenciosas. Para saber se é preciso se preocupar com elas ou não, vamos entender…
Todos os gatos tem o hábito de se higienizar e pentear. O conhecido banho de gato ou banho de língua é algo tão natural e corriqueiro para os bichanos que o próprio organismo deles é preparado para isso.
A língua dos gatinhos é cheia de espículas (mini espinhos) que, além de dar a textura áspera, funcionam como um pente para ajeitar a pelagem e remover os fios mortos. O que é bem útil para mantê-los sempre limpos! Mas se por um lado o banho ajuda, por outro atrapalha.
Os gatos, durante o banho, acabam engolindo os pelos e eles vão se acumulando no trato digestivo. O normal é que esses pelos sejam eliminados mais tarde nas fezes, mas quando há um excesso de pelos mortos ou quando o pet tem qualquer problema gástrico, esses pelos vão se acumulando e se embolando até formarem as bolas de pelo!
Pode ser que não, pode ser que sim.
Quando um gato tem uma bola de pelo que não consegue eliminar pelas fezes ele começa a tentar eliminá-las pelo vômito. É um reflexo natural que você já deve ter visto: ânsias ou tosses roucas, como se fosse um engasgo e, de repente, agem como se nada tivesse acontecido.
Alguns gatos conseguem eliminá-las pelo vômito depois de muito sofrimento. Mas e se não conseguirem?!
Bom, aí é mais complicado. O gato não vai cessar os banhos de língua por conta das bolas de pelo o que pode torná-las ainda maiores, causando dores abdominais, distúrbios intestinais, apatia e falta de apetite. Nesses casos o gato precisa de um tratamento apropriado para a remoção das bolas de pelo, e o que era um probleminha pode virar um problemão.
Mas a boa notícia é que é possível prevenir!
Existem várias soluções que podem ser usadas para diminuir a quantidade de pelos engolida ou facilitar a eliminação natural das bolas de pelo:
Com essas dicas de prevenção você não precisa se preocupar e seu gato fica livre de bolas de pelos!
Gostou do conteúdo? Siga a ProntoVet no blog e nas redes sociais para aprender mais sobre o seu gatinho.
Todo tutor que se preocupa com a saúde do pet procura se manter informado e não tem como falar de
Todo mundo conhece o protocolo básico ao adotar um filhote: fazer compras no petshop e inaugurar a carteirinha de vacinação.
Às vezes subestimada, às vezes uma grande preocupação, a tosse canina pode ter vários diagnósticos. Nem sempre representa um problema
Quer agendar um horário para o seu pet?
Entre em contato conosco!